Parceria busca aprimorar o uso de créditos de logística reversa e ampliar o impacto ambiental e social da reciclagem no país

Créditos Yattó

A Yattó, startup de economia circular, e o Instituto Rever, organização sem fins lucrativos, firmaram em junho um termo de cooperação para ampliar o impacto da logística reversa no Brasil. O objetivo é desenvolver soluções que aumentem a transparência sobre o destino das embalagens pós-consumo, fortaleçam a rastreabilidade durante a jornada do resíduo e melhorem o uso dos créditos de compensação.

A iniciativa une a experiência em economia circular da Yattó com a capilaridade do modelo operacional do Instituto Rever, ampliando o alcance das ações de reciclagem no país. A parceria pretende qualificar o uso de créditos de logística reversa – mecanismo que permite às empresas compensarem a quantidade de embalagens colocadas no mercado – adotando critérios claros, evidências verificáveis e governança aprimorada.

“Nosso objetivo é garantir que os mecanismos de compensação estejam conectados com os conceitos da economia circular. Seguiremos focados em projetos estruturantes para resíduos complexos e apoiando nossos clientes com soluções que combinam rastreabilidade, impacto positivo e inovação. Essa parceria com o Instituto Rever é mais um passo para transformar o setor”, afirma Alexandre Gallana, CEO da Yattó.

Um dos principais desafios da logística reversa no Brasil é a comprovação do caminho que os resíduos percorrem, desde o seu descarte até a destinação final. Ao integrar suas plataformas, Yattó e Instituto Rever vão oferecer para as empresas ferramentas mais seguras para validar esse percurso, dando mais confiança aos dados reportados em metas ambientais e relatórios de ESG.

Além da rastreabilidade, a parceria também abre espaço para iniciativas conjuntas de educação ambiental, estruturação de cadeias de reciclagem e desenvolvimento de soluções voltadas para resíduos de difícil reciclagem, como as embalagens plásticas flexíveis, presentes em salgadinhos, chocolates, entre outros produtos.

“Unir forças com a Yattó representa a oportunidade de ampliar o valor que entregamos aos nossos clientes e à sociedade. Acreditamos que a rastreabilidade e a transparência são fundamentais para o amadurecimento da logística reversa no país, e esta parceria é um marco nesse caminho”, destaca Ricardo Pazzianotto, Diretor Executivo do Instituto Rever.

A assinatura do termo de cooperação marca mais um passo da Yattó no fortalecimento de parcerias estratégicas para escalar o impacto da economia circular no Brasil, promovendo não apenas ganhos ambientais, como também sociais e econômicos.

Sobre a Yattó

Fundada em 2015 por Luiz Grilo, Alexandre Gallana e Leonardo Lopes, é uma parceira estratégica para empresas que buscam transformar seus modelos de negócio, tornando-os mais circulares e sustentáveis. Com soluções completas e personalizadas, facilita o retorno de resíduos pós-consumo ao ciclo produtivo e certifica conteúdo reciclado, promovendo a circularidade de recursos e o alinhamento com metas ESG e ODS. Atua em todas as etapas, do planejamento à operação, oferecendo rastreabilidade e transparência total. Trabalha com empresas de médio e grande porte como Danone, Cargill, entre outras, gerando impacto ambiental positivo e benefícios socioeconômicos nas comunidades envolvidas. Reconhecida por sua atuação no setor, acumula importantes conquistas, como o Ranking 100 Open Startups (de 2021 a 2024), o título de Melhor Startup do Brasil pela AMCHAM em 2023, o 1° Prêmio Suíço de Sustentabilidade e Inovação 2023 e o Environmental Awareness Award 2023, entre outros.

Assessoria de Imprensa – Ecomunica
yatto@agenciaecomunica.com.br
Vicente Pardo: (11) 99467-8240
Andrew Alefy: (11) 91372-1673
Ligia Neiva: (11) 99463-327

Sobre o Instituto Rever

Fundado em 2020, o Instituto Rever é a primeira entidade gestora homologada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), atuando para promover e operacionalizar a logística reversa de embalagens em geral. Sem fins lucrativos e com atuação nacional, o Instituto Rever tem como propósito fortalecer a economia circular e a responsabilidade compartilhada, conectando empresas, cooperativas, catadores e consumidores em uma cadeia que transforma resíduos em recursos.

Por meio de soluções estruturadas e eficientes, o Instituto Rever contribui para a destinação ambientalmente adequada das embalagens pós-consumo, unindo tecnologia, transparência e impacto socioambiental positivo. Além de garantir segurança jurídica no cumprimento da legislação ambiental, o Instituto Rever contribui diretamente para o desenvolvimento, fortalecimento e profissionalização da cadeia de reciclagem no Brasil.

Conecte-se conosco!