O QUE É ECONOMIA CIRCULAR?

A economia circular associa o desenvolvimento econômico de um país à melhor maneira de utilizar os recursos naturais disponíveis, através de modelos de negócios inovadores e da otimização de processos que não utilizam matéria-prima virgem, visando o reaproveitamento e reprocessamento de materiais, uso de insumos mais recicláveis e renováveis e consequentemente minimizando impactos ambientais negativos.

Pode-se dizer que a economia circular é um novo modelo proposto que contribui para a adição e retenção de valor dos recursos, trabalhando em busca da regeneração do meio ambiente através da produção sem esgotamento dos recursos naturais e com níveis mais baixos de poluição ambiental através de um ciclo contínuo que minimiza a geração de resíduos dispostos no meio ambiente.

No sistema econômico circular, a visão é de um sistema muito mais amplo no escopo de produção, no qual, as principais características desse modelo são a minimização da extração de recursos; maximização da reutilização e reciclagem; e aumento da eficiência no desenvolvimento de processos e no uso de produtos. Também é conhecida como economia regenerativa e busca um futuro sustentável para todas as indústrias.

Mas afinal, qual o objetivo real da economia circular?

 Manter os produtos, componentes e materiais em alto nível de utilidade e valor, mas ao mesmo tempo dentro do escopo econômico de desenvolvimento sustentável são os principais objetivos da economia circular.

Isso significa que, como os materiais são aproveitados na cadeia de uma forma cíclica e os recursos naturais são valorizados em todas as etapas produtivas desse processo, essa forma econômica tem potencial para reverter diversos danos ambientais, em especial a poluição.

O documento “Economia Circular: oportunidades e desafios” publicado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta a escassez dos produtos gerada pelo modelo linear da economia, redução de custos e ganho de competitividade, que consequentemente traz maior geração de valor como benefícios e motivações para fazer a transição para a economia circular que traz benefícios para o ambiente e para o crescimento socioeconômico.

Algumas vantagens da economia circular são fontes para investimento, otimização da utilização de matérias-primas, menos desperdício e aumento da geração de empregos. No mundo corporativo o formato econômico circular ajuda empresas a ter um modo inteligente de dar uma nova utilidade aos recursos.

Para atingir os objetivos da economia circular é preciso observar três princípios fundamentais: adição, restauração e regeneração de valor dos recursos naturais. Através da preservação e aprimoramento do capital natural, junto à restauração e a regeneração dos recursos naturais, com a maximização dos rendimentos e pelo estímulo da efetividade deste sistema.

Quais são os desafios e oportunidades da economia circular para a indústria no Brasil?

Um dos maiores desafios para a implementação da economia circular é o desenvolvimento de modelos de negócios que agregam valor ao produto, tendo em vista o lado da reciclagem. O desafio está em um processo mais eficiente e ao mesmo tempo que tenha um custo menor.

O modelo, por sua vez, traz grandes oportunidades estratégicas para o país, como por exemplo a volatilidade no preço das matérias-primas, novas e melhores relações com o cliente, efetividade na competitividade da economia e a contribuição para a conservação do capital natural e atividades sustentáveis, gerando ganho de valor na imagem da empresa que atua nesse modelo.

E como a indústria brasileira atua na economia circular?

 No Brasil, em 2010, foi implementada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com o objetivo de melhorar a gestão dos resíduos sólidos no país, fazendo com que todos os envolvidos no ciclo de uso e produção sejam responsáveis pela diminuição dos resíduos sólidos e pela adoção de práticas mais sustentáveis.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2019, 76% das empresas brasileiras já desenvolviam alguma iniciativa de economia circular como reúso de água, reciclagem de materiais e logística reversa. A mesma pesquisa também revela que mais de 88% dos empresários acreditam que a economia circular é muito importante para as indústrias. Isso se dá principalmente pois as empresas entendem que suas práticas podem contribuir para a geração de empregos, seja na própria empresa ou na cadeia produtiva.

No entanto, há diversos desafios quando se fala em economia circular no Brasil, principalmente quando trata-se da valorização dos recicláveis e dos agentes de reciclagem no país, como os catadores, por exemplo.

Um dos principais desafios é o processo de reciclagem de forma técnica e economicamente viável, isso porque, algumas vezes, a cadeia e o processo de reciclagem são custosos para a indústria e o produto reciclado acaba sendo mais caro que um produto não reciclado, o que faz com que as pessoas optem pelos produtos não reciclados em função do menor preço. Cabe ressaltar ainda que, em algumas situações, os custos envolvidos podem, inclusive, inviabilizar a reciclagem de determinado material.

Porém, para que a economia circular no Brasil possa ser expandida e ganhe maior visibilidade, é necessário que ações sejam tomadas mostrando que a reciclagem traz inúmeras vantagens ambientais, sociais e econômicas. Além disso, a economia circular também contribui para o desenvolvimento de uma economia mais desenvolvida e estável a longo prazo.