SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

A Sustentabilidade é um tema que tem se consolidado entre a população, e que aborda a preservação do meio ambiente e como nós, enquanto sociedade, podemos contribuir para sua melhoria. Quando falamos em um âmbito organizacional, a sustentabilidade empresarial destaca-se nas pautas gerenciais das empresas.

                A missão de contribuir com uma sociedade consciente de forma ambiental, com o intuito de diminuir cada vez mais os impactos que estamos vivenciando, como aquecimento global e o aumento no nível dos oceanos, vem em grande parte das empresas, e por isso a sustentabilidade empresarial é um tema tão urgente e que deve ser abordado na atualidade.

O que é a sustentabilidade empresarial?

O conceito de Sustentabilidade tem diversas definições com diferentes visões, uma delas pode ser a capacidade de suprir as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias demandas.

Já a Sustentabilidade empresarial é uma estratégia que visa a organização dos processos corporativos de modo que a empresa minimize os impactos ambientais e possa ainda crescer economicamente. Isso acontece, pois, em vez de apoiar a escalada de negócios baseados em “lucro máximo no curto prazo” ela prioriza o crescimento da empresa a longo prazo e utiliza métodos sustentáveis.

Dessa forma, a sustentabilidade empresarial tem o objetivo de ajudar as organizações a estruturarem seus processos internos, migrando para uma rotina cheia de práticas sustentáveis, que tragam bons resultados nos três pilares principais da sustentabilidade empresarial.

Quais são os pilares da sustentabilidade empresarial para a empresa ser considerada uma empresa sustentável?

  • Econômico

Uma empresa sustentável é aquela que consegue alinhar o seu crescimento econômico respeitando as condições e as boas práticas socioambientais. Essa missão deve vir acompanhada do aumento dos lucros, mas com a capacidade de ofertar seus serviços respeitando todas as partes envolvidas.

  • Social

No pilar social da sustentabilidade empresarial, a empresa deve gerar lucros e prezar pelo bem-estar das pessoas, tornando-as felizes – consumidores, funcionários e sociedade em geral.

  • Ambiental

O pilar ambiental diz que toda empresa para ser sustentável, deve comprovar a sua capacidade de reduzir a emissão de poluentes e geração de resíduos sólidos provenientes das suas atividades, respeitando e preservando o meio ambiente e os recursos naturais do nosso planeta.

Além disso, a empresa tem a necessidade de comprovar que pratica ações para evitar o desperdício de materiais, promove as suas reciclagens e reutilizações, além de utilizar os recursos, como água e energia de maneira responsável, priorizando a minimização de impactos ambientais.

Como a sustentabilidade empresarial funciona?

Ela consiste na capacidade de equilibrar a aquisição de lucros com a preservação do meio ambiente, sua missão é de adequá-la ao que determinam os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos”.

Os princípios determinam que uma empresa saiba equilibrar a “busca por lucros” com o “respeito aos direitos humanos” e “a preservação da natureza”, deixando de ser apenas uma “exploradora de recursos” como o que se espera de uma empresa do séc. XXI.

A sustentabilidade empresarial recomenda práticas como a redução no uso de recursos naturais, projetos de recuperação dos resíduos e avaliações de impactos ambientais. Além disso, propõe o cuidado em dar assistência às comunidades que vivem em seu entorno.

Ademais, esse conceito visa estimular a noção de que os funcionários são verdadeiros parceiros no desafio da obtenção de lucros sem a consequente degradação da natureza.

Segundo o estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIESP), no Brasil, quase 90% dos consumidores dão preferência a empresas sustentáveis na hora de escolher quais produtos comprar e de onde comprar, ainda nesse viés, cerca de 70% dos consumidores não se importam de pagar valores maiores por produtos adquiridos que sejam ecologicamente mais corretos. Cerca de 76% das indústrias brasileiras já correm para pôr em prática o conceito de sustentabilidade empresarial em seus respectivos negócios.

Qual a importância e os desafios da sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade tem o potencial de transformar a cultura organizacional de um negócio, pois a empresa se compromete a usar os recursos naturais com responsabilidade, investir no bem-estar do planeta e garantir que todos os envolvidos em seus processos sejam tratados de forma justa.

Por exemplo, no maior estudo sobre empresas e mudanças climáticas conduzido pela consultoria BSR, 8 mil empresas falaram quanto ao risco climático sobre suas operações. Das 8 mil empresas entrevistadas, 72% disseram que as mudanças climáticas mostram riscos que podem afetar significativamente as empresas, desde suas operações, receitas e até despesas.

Adotar as práticas sustentáveis no dia a dia organizacional não só ajuda o meio ambiente, mas também na construção de um futuro corporativo consolidado. As organizações comprometidas com iniciativas desse tipo, se veem diante de alguns benefícios extras, como uma melhor reputação diante do mercado, custos reduzidos por conta de ações como reciclagem e reutilização de energia (ou utilização de bioenergia), aumento de produtividade e acionistas mais satisfeitos.

Como qualquer mudança de cultura, a sustentabilidade empresarial possui seus desafios. Eles variam de negócio para negócio, mas normalmente costumam ser:

  • Investimento inicial: os custos da adesão à sustentabilidade podem ser altos no início desse processo.
  • Gerir a transição cultural: a sustentabilidade exige que a empresa mude sua filosofia corporativa, alterando processos e muitas vezes os objetivos do negócio.
  • Gerir os programas de sustentabilidade: é necessário administrar e integrar diferentes programas de sustentabilidade dentro da organização, medindo seu desempenho e analisando sucessos e falhas.
  • Encontrar especialistas na área: a sustentabilidade ainda é um tema em desenvolvimento — especialmente acadêmico. Por isso, ainda é complexo achar profissionais em quantidade para suprir as demandas de todas as empresas.

Mesmo com desafios presentes na implantação de práticas mais sustentáveis, é algo que deve ser considerado caso sua empresa não esteja em acordo com os pilares da sustentabilidade.

Como se tornar uma empresa sustentável?

Existem algumas dicas que costumam ser bastante eficazes neste processo, entre elas, podemos destacar:

1. Estratégia

É necessário ter estratégias em basicamente tudo, na sustentabilidade empresarialisso não é diferente, alguns exemplos de estratégias para iniciar este processo podem ser a elaboração de um documento com a visão, missão e valores da sua organização, preocupar-se em analisar as ações das suas concorrentes e identificar os pontos negativos e positivos das próprias atividades rotineiras nos processos internos.

2. Gestão

Nesta dica falamos de gestão financeira, isso significa ter uma gestão financeira baseada em sustentabilidade, com maior atenção à redução de desperdícios, aquisição de bons parceiros e fornecedores também engajados nessa causa, e na manutenção de funcionários motivados para este propósito mais sustentável.

3. Gerir com qualidade

A gestão de qualidade, trata da necessidade de manter a melhor rede possível para a fabricação, armazenamento e entrega dos produtos. Isso envolve realizar parcerias somente com outras empresas sustentáveis, de modo a estabelecer um elo verdadeiramente duradouro neste segmento.

4. Encadeamento para produção

Para micro e pequenas empresas, só por meio da adoção de práticas sustentáveis é que elas terão chances maiores de fazerem parte do encadeamento produtivo de grandes empresas. Isso se dá, pois a maior parte das grandes empresas têm o desenvolvimento sustentável como uma das suas principais missões e valores.

5. Gestão de recursos humanos

Na gestão de recursos humanos está a necessidade de trazer os seus funcionários para o seu lado. O que isso significa? Somente com a participação deles será possível implementar práticas sustentáveis, justamente porque são eles que estão na linha de frente de qualquer empresa e processos produtivos, independentemente do segmento ou ramo de atividade.

6. Desenvolvimentos social

Aderir a projetos sociais, tornar o seu negócio uma ferramenta de inclusão, preservação ambiental e combate ao trabalho escravo também ajuda a sua empresa a entrar para a lista de empresas sustentáveis. Através disso, você passa a estar de acordo não apenas com as melhores práticas, mas ainda melhora a sua imagem e garante o aumento da sua carteira de clientes.

7. Certificações

É por meio das certificações que uma empresa sinaliza que está alinhada a tudo em termos de sustentabilidade. Com isso, ela também melhora a sua imagem, fecha mais contratos e evita uma série de transtornos de ordem legal e administrativa.

Para saber mais sobre a sustentabilidade ambiental, e como sua empresa pode se adequar a estes processos, procure um especialista ambiental!