ESG: QUAL A RELAÇÃO COM A RECICLAGEM E LOGÍSTICA REVERSA

ESG

ESG é a sigla do inglês que significa Environmental, Social and Governance (ESG), e compreende as práticas de Governança ambiental, social e corporativa de uma organização. O termo foi estabelecido em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, intitulado “Who Cares Wins” e tem ganhado grande visibilidade por se tratar de uma resposta necessária das empresas com relação aos desafios apresentados na sociedade atual.

O ESG não diz respeito apenas às questões ambientais, mas sim à integração de geração de valor à preocupação organizacional com questões ambientais, sociais e a respeito dos processos administrativos. Esses três pilares de desenvolvimento servem como critérios para avaliar se uma empresa tem investimentos sustentáveis que são capazes de trazer impactos positivos para o financeiro, social e ambiental como um todo. Eles também servem para validar se uma empresa conhece de fato o seu papel como empregadora e agente social.

Quais são os princípios do ESG?

No critério ambiental, o ESG inclui práticas de uma empresa em relação à conservação ambiental, como:

  • Gestão de resíduos;
  • Política de desmatamento;
  • O uso de fontes de energias renováveis;
  • Posicionamento com relação a diferentes questões ambientais, como mudanças climáticas;
  • Controle das terras que possui: se há ações para preservar biodiversidade ou melhorá-la.

Quando falamos do pilar social do ESG, uma infinidade de questões pode ser considerada em relação a como os gestores, acionistas e investidores relacionam com seus funcionários, fornecedores, clientes e a comunidade do entorno. Dentre elas, destacam-se:

  • Diversidade da equipe;
  • Nível de envolvimento do funcionário;
  • Benefícios e vantagens oferecidos ao colaborador, além do salário;
  • Satisfação do cliente;

No aspecto governança, o foco é na parte administrativa da empresa em como os gestores e diretores fazem a administração do negócio. Nesse pilar do ESG, busca-se entender se a gestão executiva e o conselho administrativo atendem aos interesses das várias partes interessadas da empresa.

Qual a importância da reciclagem e logística reversa e como isso se relaciona com os princípios do ESG?

O setor de reciclagem atua transformando muitas vidas ao redor do mundo, e, quando se investe nesta prática, você está transformando a realidade de alguém e ainda colabora com a conservação do meio ambiente através da destinação correta dos resíduos pós consumo.

Prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa atua diretamente na reinserção das embalagens e demais resíduos de volta ao ciclo de produção, trazendo melhor aproveitamento das matérias primas, renda para aqueles que atuam diretamente com triagem, coleta e reciclagem desses materiais e ainda previne que recursos naturais se esgotem tão rapidamente.

A reciclagem e a logística reversa tem ligação direta com as práticas ESG, pois se relacionam com os aspectos socioambientais previstos na sigla. Quando a cadeia de reciclagem atua de maneira produtiva nos processos de coleta, triagem, reciclagem e venda dos resíduos, e são apoiadas por organizações que investem nesse tipo de prática, o país cresce em conjunto: geração de renda para os envolvidos na cadeia, – catadores autônomos, cooperativas de catadores, empresas privadas de gestão de resíduos e agentes de reciclagem– além de ajudar na conservação da fauna e flora nativa do país, criando um crescimento econômico de forma circular, um crescimento social e o desenvolvimento ambientalmente sustentável.

Como o Instituto Rever trabalha em torno das práticas ESG?

Os princípios do ESG, Environmental, Social and Governance estão presentes na essência do Instituto Rever, na preocupação com a conservação do meio ambiente e construção de um mundo melhor.

No ambiental, o Instituto Rever atua em âmbito nacional com foco no desenvolvimento sustentável por meio do seu Sistema de Logística Reversa, e contribui para o gerenciamento dos resíduos, em particular, das embalagens em geral pós consumo. Fomenta a cadeia de reciclagem com a emissão, o comércio e distribuição ao mercado, dos certificados de reciclagem.

No Social, as atividades desenvolvidas pelo Instituto promovem investimentos nos operadores do sistema que em geral são cooperativas de catadores e empresas privadas que fazem a triagem e garantem a reciclagem das embalagens pós-consumo. O sistema, tendo como o pilar a responsabilidade social, garante que a maior parte dos valores investidos pelas empresas que adquirem os créditos de reciclagem chegue aos operadores. Dessa forma, levamos recursos onde mais precisa, fomentando a cadeia da reciclagem e remunerando o serviço ambiental prestado. Através de nossas ações de comunicação com a sociedade em geral, também promovemos a cultura, a educação e a conscientização ambiental.

Além disso, o Rever traz a força do associativismo e o sindicalismo como meios eficazes de enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável pela indústria e possui uma equipe multidisciplinar altamente qualificada.

O selo Rever também cumpre seu papel social, pois demonstra que uma determinada empresa está empenhada em diminuir seus impactos ambientais, além de aumentar a credibilidade e confiança no mercado.

Em relação aos fatores de Governança Corporativa, é formado por uma Assembleia Geral, que é o órgão soberano de deliberação da entidade gestora, formada por 59 associados dos mais diversos segmentos da indústria.

As ações do Rever são pautadas na transparência, equidade de informações e responsabilidade corporativa para todos os interessados e envolvidos.

Como a compensação ambiental pode ser uma prática ESG na sua empresa?

A compensação ambiental da sua empresa pode ocorrer por meio da comprovação da logística reversa das suas embalagens e ainda comunicar o engajamento da sua empresa com o meio ambiente, em um processo que garante segurança que de fato as questões ambientais e sociais estão sendo atendidas.

Quer entrar nesse mundo ESG? Conta com a gente e venha compensar seus passivos ambientais relacionados à logística reversa de suas embalagens com o Rever!